No momento da criação da ABBS, decidimos que a qualidade e a excelência nos serviços prestados teriam que ser condições básicas para filiação à associação. pelas lutas que iriamos enfrentar, não poderíamos ter em nosso meio, instituições sem compromisso com a perfeição técnica. Assim surgiu o Programa de Certificação Compulsória PCC da ABBS (PCC-ABBS).
Esse ambicioso programa de qualidade é a porta de entrada na ABBS e deve ser utilizado pelos associados não apenas como um meio de acesso, mas também como ferramenta para a melhoria de seus processos.
O que é o PCC-ABBS
Trata-se de um programa para auxiliar o Serviço na implementação e no gerenciamento das Boas Práticas em todos os seguimentos regulamentados pelos Órgãos de Fiscalização.
Através deste programa a ABBS pretende:
– Criar um Mecanismo de Avaliação dos Processos Hemoterápicos.
– Incrementar a conscientização para a Qualidade e Segurança dos Processos Hemoterápicos.
– Difundir de forma permanente os mais modernos conceitos e Boas Práticas em Hemoterapia.
– Monitorar o desempenho dos Serviços Certificados.
Critérios de Avaliação
Os critérios de avaliação do PCC-ABBS estão estabelecidos no Software Auto-Inspeção de Boas Práticas em Hemoterapia, que é fornecido aos associados em conjunto com o Kit PCC-ABBS.
O Software de Auto-Inspeção – Boas Párticas em Hemoterapia possui um roteiro de inspeção desenvolvido com base na Portaria n° 121 de 24 de novembro de 1995, RDC n° 50, de 21 de fevereiro de 2002, RDC n° 153, de 14 de julho de 2004 do Ministério da Saúde e do Roteiro de Inspeção para Unidades Hemoterápicas da Secretaria de Saúde do Estados de São Paulo, e adaptado pela Diretoria de Qualidade da ABBS.
O Roteiro de inspeção possui 17 módulos, perfazendo um total de aproximadamente 1.111 requezitos, classificados como: Imprescindíveis, Necessários, Recomendáveis e Informativos definidos em função do seu grau de importância, a partir dos quais foi desenvolvido um sistema de pontuação denominado “Nível de Implementação“, que será utilizado para a Certificação de Associados da ABBS.
Classificação
A analize do Nível de Implementação das BPH – Boas Práticas de Hemoterapia, será efetuada pelo DCC – Departamento de Credenciamento e Certificação, que adotará o critério de classificação estabelecido abaixo, para certificar os assciados da ABBS.
Associado NÍVEL I:
100% dos requezitos imprescindíveis
65% dos requezitos necessários
50% dos requezitos recomendáveis
Associado NÍVEL II:
100% dos requezitos imprescindíveis
85% dos requezitos necessários
70% dos requezitos recomendáveis
Só serão considerados associados “definitivos” aqueles serviços que atingirem os valores mínimos estabelecidos para a certificação NÍVEL I ou II.